Dúvidas Frequentes

O ALUNO DEVE TER DISPONIBILIDADE PARA AULAS QUE OCORREM NAS SEGUNDAS E TERÇAS-FEIRAS NOS TURNOS DA TARDE E DA NOITE.

O discente deverá dar entrada no pedido através dos e-mails profletras@ufba.br e profletrasba@gmail.com,

O processo deverá ser instruído com: 1. requerimento escolar (https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno), 2. histórico escolar  e 3. parecer do orientador.

O discente poderá incluir outros documentos quando julgar necessário

  1. Conclusão do Curso: Após cumpridas e finalizadas as exigências para Conclusão de Curso, a Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Letras procederá aos seguintes trâmites:

 

  1. Homologação da Ata de Defesa de Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Reunião do Colegiado do Programa ao qual o(a) Discente está vinculado;
  2. Criação de Processo de Primeira Via de Diploma junto ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos em nome do(a) Discente;
  3. Envio da Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Versão Definitiva para Depósito na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, conforme exigência do Art. 1º, da Portaria nº 332/2002, da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.
  4. A qualquer tempo, caso sejam identificadas pendências acadêmicas ou não cumprimento de qualquer exigência de curso ou a este relacionada, os procedimentos para Conclusão de Curso serão interrompidos até que se regularize a situação do(a) Discente;
  5. O acompanhamento do processo de Conclusão de Curso é de inteira responsabilidade do(a) Discente, assim como a retirada do Diploma e recolhimento das devidas assinaturas.

 

  1. Reformulação da Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico: Para o caso de Reformulação na Defesa de Dissertação, o/a Discente terá o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da Defesa, para a Reformulação da Dissertação/Material Didático. Após análise e emissão do parecer do(a) Orientador(a), em caso de Aprovação o(a) Discente deverá realizar o depósito da Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Versão Definitiva na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras, conforme orientações do item 5. Para o caso de Reprovação da Versão Reformulada, o(a) Discente terá o prazo de 06 meses,  para submissão à avaliação de nova Banca Examinadora, a ser designada pelo(a) Professor(a) Orientador(a). Sendo aprovado, o/a Discente deverá seguir as orientações do item 5.

 

 

  1. Entrega de Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Versão Definitiva: Para o caso de Aprovação na Defesa de Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico, o(a) Discente terá o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da Defesa, para efetuar as reformulações que forem sugeridas pela Banca Examinadora e, após análise e emissão do parecer do(a) Orientador(a), realizar a Entrega da Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Versão Definitiva na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras. Para a entrega, o(a) Discente deverá seguir a norma disposta no site do Programas de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), devendo apresentar junto à Secretaria dos Programas de Pós-Graduação:

 

  1. 01 (um) exemplar de capa dura, encadernado conforme as seguintes especificações:

 

I. Lombada - nome do Autor; título da obra e subtítulo (se houver); nível do curso (Mestrado ou doutorado); local (Salvador) e ano do depósito;

 

II. Capa - capa dura, na cor vinho, com letras douradas; nome e brasão da Instituição; nome completo do Autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais de um); local (Salvador) e ano da defesa;

 

III. Folha de Rosto- nome da Instituição; nome completo do Autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais de um); local (Salvador); ano do depósito; natureza do trabalho (Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico); grau pretendido (Mestre); área de concentração; nome do(da) Orientador(a).

 

  1. Parecer do(a) Professor(a) Orientador(a) atestando que o material apresentado referente à Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico encontra-se em condições de publicação;

 

  1. Ficha Catalográfica que deve constar no verso da Folha de Rosto, de modo a possibilitar a identificação pelas informações do autor, título, local, data, número de folhas, tema etc. Deve ser gerada pelo Sistema de Bibliotecas da UFBA, através do link: https://sibi.ufba.br > Produtos e Serviços > Modelo de Ficha Catalográfica (Geração Automática) > Faça sua Ficha Catalográfica;

 

  1. 01 (um) CD gravado com a Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Versão Definitiva em um único arquivo composto de capa, páginas pré-textuais e texto (formato .pdf) e Ficha Catalográfica (formato .doc);

 

 

  1. 02 (duas) cópias do Termo de Autorização para Publicação Digital, devidamente preenchidas e assinadas;

 

 

  1. 02 (duas) cópias do Cadastro de Informações para Publicação Digital, devidamente preenchidas e assinadas;

 

  1. Formulário de Solicitação de Diploma;

 

 

  1. Cópia simples de documento de identificação com foto;

 

  1. Currículo Lattes impresso e Atualizado, com registro tanto do trabalho defendido como da banca e do orientador;

 

  1. Cópia de documento comprobatório expedido pelo Comitê de Ética de que o trabalho foi aprovado pela Instância

 

 

  1. Realização das Defesas:

 

  1. As defesas serão realizadas, prioritariamente, na Sala de Defesas, podendo ser alocadas em outras salas do Instituto de Letras ou dos PAFs;

 

  1. Os Exames de Qualificação serão realizados, prioritariamente, na Sala de Reuniões, podendo ser alocadas em outras salas do Instituto de Letras ou dos PAFs;

 

  1. O/A Discente deverá comparecer com, pelo menos, 30 minutos de antecedência para a Defesa;

 

  1. A Secretaria de Pós-Graduação dispõe atualmente de apenas 03 (um) equipamentos de Notebook e orienta que o(a) Discente utilize preferencialmente equipamento próprio. Entretanto é disponibilizado equipamento de DataShow sob a condição de inteira responsabilidade do/a Discente relativa à retirada, instalação, desinstalação e devolução do equipamento;

 

  1. É permitida a realização de Defesas via videoconferência ou transmissões diversas via Internet. Entretanto, a Secretaria de Pós-Graduação não dispõe de equipamentos e técnicos de informática para dar suporte à atividade. É orientado que seja feito um teste com alguns dias de antecedência para que a transmissão seja bem sucedida;

 

  1. Os Documentos relativos à Defesa deverão ser conferidos e assinados. As declarações de participação serão entregues pelo(a) Orientador(a) após o término da sessão.

 

 

  1. Entrega do Exame de Qualificação: O(A) Discente deverá entregar, no prazo de 15 meses, na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras:

 

  1. Formulário de Indicação de Banca Examinadora que deverá ser preenchido de forma completa, sem abreviações ou lacunas e assinado pelo(a) Orientador(a). No caso de impossibilidade, o(a) Orientador(a) deverá indicar Docente que o substitua. Todos os docentes informados para a composição da Banca Examinadora deverão ser consultados e ter disponibilidade de participação, visto que, na impossibilidade de um Membro Titular, o Membro Suplente será convidado a integrar a Banca, na ordem de prioridade previamente designada. A confirmação da Defesa dependerá de Homologação do Colegiado e das providências administrativas relativas à disponibilidade de sala, contratação de auxílio financeiro e elaboração de documentos;

 

  1. Parecer do(a) Professor(a) Orientador(a) atestando que o material apresentado referente ao Exame de Qualificação, se encontra em condições de julgamento;

 

  1. Histórico Escolar atualizado que deverá ser analisado pelo(a) Professor(a) Orientador(a) para verificação do Cumprimento da Grade Curricular do Curso, acadêmicos do Programa foram cumpridos. Caso sejam identificadas pendências, o(a) Discente não poderá realizar o Exame de Qualificação até que as mesmas sejam resolvidas.

 

  1. Exemplares Digital e Impressos deverão ser enviados pelo(a) Discente à Banca Examinadora, após o levantamento de toda documentação citada. Prioritariamente, deverá ser enviado Exemplar Digital (formato .pdf ou .doc), por e-mail intitulado Exame de Qualificação de <Nome do(a) Discente>,  aos Membros Titulares da Banca Examinadora, com cópia aos Membros Suplentes e ao e-mail de Controle de Entrega de Exemplares do PPG (exemplaresprofletras@gmail.com). O(A) Discente deverá consultar os Membros Titulares da Banca Examinadora para confirmação da necessidade do envio dos Exemplares Impressos que deverão ser enviados apenas àqueles que os solicitarem.

 

 

 

  1. Entrega do Trabalho de Conclusão Final (TCF): O(A) Discente deverá entregar, no prazo de 24 meses, na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras:

 

  1. Formulário de Indicação de Banca Examinadora que deverá ser preenchido de forma completa, sem abreviações ou lacunas e assinado pelo(a) Orientador(a). No caso de impossibilidade, o(a) Orientador(a) deverá indicar Docente que o substitua. Todos os docentes informados para a composição da Banca Examinadora deverão ser consultados e ter disponibilidade de participação, visto que, na impossibilidade de um Membro Titular, os Membros Suplentes serão convidados a integrar a Banca, na ordem de prioridade previamente designada. A confirmação da Defesa dependerá de Homologação do Colegiado e das providências administrativas relativas à disponibilidade de sala, contratação de auxílio financeiro e elaboração de documentos;

 

  1. Formulário CAPES preenchido pelo(a) Discente, inclusive os não-bolsistas;

 

  1. Formulário de Requerimento de Defesa preenchido pelo(a) Discente, pleiteando que a Dissertação/Tese seja submetida a julgamento pela Banca Examinadora indicada;

 

  1. Parecer do(a) Professor(a) Orientador(a) atestando que o material apresentado referente à Dissertação ou Tese, se encontra em condições de julgamento;

 

  1. Histórico Escolar atualizado que deverá ser analisado pelo(a) Professor(a) Orientador(a) para verificação do Cumprimento da Grade Curricular do Curso, acadêmicos do Programa foram cumpridos. Caso sejam identificadas pendências, o(a) Discente não poderá realizar a Defesa de Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico até que as mesmas sejam resolvidas.

 

  1. Exemplares Digital e Impressos deverão ser enviados pelo(a) Discente à Banca Examinadora, após o levantamento de toda documentação citada. Prioritariamente, deverá ser enviado Exemplar Digital (formato .pdf ou .doc), por e-mail intitulado Dissertação de <Nome do(a) Discente>, aos Membros Titulares da Banca Examinadora, com cópia aos Membros Suplentes e ao e-mail de Controle de Entrega de Exemplares do PPG (exemplaresprofletras@gmail.com). O(A) DISCENTE DEVERÁ CONSULTAR OS MEMBROS TITULARES DA BANCA EXAMINADORA PARA CONFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DO ENVIO DOS EXEMPLARES IMPRESSOS QUE DEVERÃO SER ENVIADOS APENAS ÀQUELES QUE OS SOLICITAREM.

 

 

  1. Prazos para Defesas: O curso de Pós-Graduação  Mestrado Profissional em Letras tem duração de 24 (vinte e quatro) meses contados a partir do primeiro dia de aula do semestre de ingresso. Para Conclusão de Curso e para realização do Exame de Qualificação, o(a) Discente disporá dos seguintes prazos:

 

  1. Trabalho de Conclusão Final (TCF): Pelo menos, 30 (trinta) dias antes da data da Defesa, o discente deverá enviar por e-mail (exemplaresprofletras@gmail.com) a Dissertação/Material Didático/Memorial Acadêmico em Versão para Defesa. A designação da data de Defesa deverá respeitar o prazo de duração do curso que, como dito, é de 24 (vinte e quatro) meses.

 

  1. Exame de Qualificação: Pelo menos, 30 dias antes da data prevista para avaliação, o discente deverá enviar por e-mail (exemplaresprofletras@gmail.com) o material para o Exame de Qualificação. A designação da data referida deverá respeitar o prazo de 15 meses como rege a Resolução 01/19 em seus Art. 01 e Art. 02.

 

  1. Um exemplar da Dissertação e outro do Material Didático impresso e encadernado com capa dura (cor vinho) e letras douradas;
  2. Um CD contendo:
  1. Versão definitiva da dissertação (apenas um arquivo em .pdf)
  2. Material Didático (apenas um arquivo em .pdf)
  3. Ficha catalográfica (apenas um arquivo em .doc)
  1. Declaração do/a Professor/a Orientador/a;
  2. Formulário de Cadastro de Informação na Biblioteca Digital da Ufba (disponível no site) – 02 vias;
  3. Formulário de Autorização para Publicação na Biblioteca Digital da Ufba (disponível no site) – 02 vias;
  4. Formulário de Solicitação de Diploma (disponível no site);
  5. Cópia simples do RG;
  6. Atualização do Currículo na Plataforma Lattes (print da atualização);
  7. Parecer da Comissão de Ética assinado pelo Coordenador do CEP

 

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