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Procedimentos para defesa e conclusão de curso

Para a indicação de banca avaliadora, devem ser entregues, com antecedência mínima de quarenta e cinco dias da provável data da defesa:
 
Pelo orientador:
 
  • Formulário de Indicação de Banca de Mestrado / Doutorado (disponível aqui);
  • Formulário de Diárias e Passagens (disponível aqui).
 
Observação: além da entrega dos documentos, o orientador deve cadastrar previamente a banca no SIGAA (não incluir os suplentes).
 
Pelo discente:
 
  • Requerimento de Defesa;
  • Arquivo digital da versão para defesa do memorial de formação em formato .pdf (a ser enviado ao e-mail do colegiado, com cópia para o orientador e para exemplares.profletras@gmail.com)
Observação: o discente deve enviar todos os documentos em e-mail único. O assunto do e-mail deve seguir o formato “Documentos para Defesa: nome completo do aluno – Nível (Mestrado ou Doutorado) – Ano”
 
Após a confirmação de recebimento pelo CEAPG, os documentos são encaminhados para apreciação em reunião do colegiado. Sendo aprovada a indicação de banca avaliadora, discente e docente são notificados da aprovação e recebem orientações para a realização da defesa, além da confirmação de reserva de sala (em caso de defesa presencial ou híbrida).
 
O repasse da versão para defesa, responsabilidade do CEAPG, é feito após a aprovação da banca. O orientador tem o prazo de uma semana após a aprovação para envio do link da sala virtual (em caso de defesas por videoconferência) ao CEAPG. Todas as defesas são divulgadas no site do programa, canal oficial de comunicação.
 
Em caso de defesa que demande solicitação de diárias e passagens, o solicitante e a coordenação do programa são notificados da efetivação do pedido de diárias e / ou passagens.
 
Após a defesa, o orientador deve entregar ao CEAPG a ata de defesa devidamente assinada (conforme as orientações comunicadas), na qual deve constar o parecer da banca avaliadora, além de enviar a gravação da defesa ao CEAPG, que é obrigatório para defesas por videoconferência. Após a confirmação de recebimento pelo CEAPG, o orientador recebe as declarações de participação dos membros da banca avaliadora. Em caso de aprovação na defesa pública, o servidor consolida a atividade no histórico escolar do discente e o instrui a respeito dos procedimentos pós-defesa.
 
O discente tem sessenta dias de prazo para emissão de uma versão final de seu trabalho de conclusão, que deve ser submetido ao sistema SIGAA e depositado no Repositório Institucional da UFBA. Após a submissão da versão final, a defesa do discente é levada para homologação em reunião do colegiado do programa. Sendo homologada, o CEAPG dá prosseguimento à abertura de processo de emissão de primeira via de diploma, e envia ao discente orientações para acompanhamento do processo.
 
Observações: Defesas por videoconferência devem ser integralmente gravadas.
 
Para mais informações, consulte a Instrução Normativa No. 003 de 2023.