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Dossiê — A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar

Ementa:

As críticas ao modelo educacional vigente não são novas. De modo geral, apresentam ressalvas ao modelo pedagógico, ao currículo, à estrutura física das escolas e, principalmente, à atuação dos profissionais. É a partir dessas críticas que os especialistas realizam pesquisas e propostas de conteúdo teórico voltadas à prática docente. É a partir de uma visão crítica do que acontece na sala de aula que professores se tornam pesquisadores de sua própria prática. Nessa perspectiva, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), oferecido pela Capes em rede nacional, constitui-se por diferentes prismas: como espaço de articulação Universidade e Educação Básica, contribui para a formação continuada de professores em exercício na rede pública de ensino; atua na formação acadêmica, em nível de pós-graduação, na discussão e estudo de teorias linguísticas contemporâneas; contribui para a análise crítica do sistema escolar com discussões acerca das políticas públicas de ensino e da situação do ensino básico brasileiro; propõe estudo de políticas públicas, concentrando-se nas bases dos princípios éticos voltados para a cidadania; apresenta produtos didático pedagógicos na perspectiva das metodologias ativas e das práticas pedagógicas significativas para o ensino, e participa da mobilização social pela cidadania, ao propor o desenvolvimento de sujeitos críticos e do estudo dos recursos linguísticos visando à prática social. Todas essas questões são possibilitadas por pesquisas no âmbito da pós-graduação e consideram os mais diversos debates nos campos filosófico e político, estrutural e de gestão, que muitas vezes agem como forças contrárias no contexto pedagógico. Nessa perspectiva, o dossiê A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar, de caráter interdisciplinar, têm por escopo oportunizar a divulgação de pesquisas que foram ou estão sendo realizadas no âmbito do PROFLETRAS. Para tanto, acolherá artigos sobre a temática, na perspectiva de discussões democráticas, progressistas e voltadas à cidadania e às diversidades.

Prazo: Trabalhos podem ser submetidos até o dia 20 de abril

Organização

Profa. Dra. Maria da Penha Brandim de Lima (UNIMONTES)

Profa. Dra. Thaís Fernandes Sampaio (UFJF)

Profa. Dra. Maria Clara Maciel (UNIMONTES)

Link para submissão de trabalhos: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/about/submissions

 

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