CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO EM LIVRO COM PESQUISAS DE EGRESSOS DO PROFLETRAS

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Profletras alcançaram um período de consolidação e maturidade, com isso influenciando e qualificando os profissionais da Educação Básica de todo o Brasil. Por isso, esse é o momento de disseminar as ideias e as metodologias desenvolvidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras que comprovam não somente a eficiência de políticas públicas voltadas à Educação Básica como também o engajamento e a mobilização docente em torno de questões fulcrais relativas a sua sala de aula e a toda e qualquer sala de aula focada neste nível de ensino. Uma outra questão que se coloca diz respeito ao contexto de publicação. Por que publicar agora em momento tão adverso? Parece-nos que justamente pela necessidade de dar visibilidade a aspectos positivos da ação docente. Além disso, a chamada para publicação foi motivada pelo I Seminário de Egressos do ProfLetras-UFBA, que ocorreu entre os dias 09 a 14 de novembro de 2020, em plataforma virtual, e contou com a participação de integrantes das cinco primeiras turmas egressas do curso de Mestrado Profissional em Letras. No referido evento, professores, mestres pelo Programa, relataram sua experiência de interação entre dois espaços: escola e universidade. À luz deste evento, ainda que não se limitando a ele, a chamada configura-se em três grandes eixos na perspectiva do ensino de língua pelos vieses dos Letramentos: 1) Letramentos Críticos, Negros e de Reexistência; 2) Escrita de Si; 3) Leitura, Hipermídia, Hipertexto e Ensino.